Sem categoria

Instituições compartilham informações para criação de protocolo

publicado em 25 de março de 2022

Produtores rurais de Campo Novo do Parecis e Sapezal se reuniram com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), neste mês de março. O propósito é criar um protocolo de combate a incêndio específico para lavouras e maquinários agrícolas e a ideia destas reuniões é compartilhar informações, experiências e construir juntos o protocolo.

Em Campo Novo do Parecis, a tenente coronel Jusciery e o tenente Wihby apresentaram as ações, os números e as atividades realizadas pelo BEA. Mais que os resultados, eles colocaram em discussão algumas ideias que podem ser utilizadas no protocolo. O principal objetivo deste trabalho é combater o fogo em propriedades rurais.

Bruno Giacomet Gonçalves – Presidente Sindicato Rural Campo Novo do Parecis

Os produtores de Campo Novo do Parecis falaram o que têm feito para combater o fogo no campo. “Este é um assunto importante para nós. Todo ano temos prejuízo com o fogo. Este protocolo nos ajudará a combater os incêndios com mais rapidez e assertividade”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Bruno Giacomet.

O coordenador de segurança e medicina do trabalho, da Usina Coprodia, Eladio Both, solicitou aos representantes do Corpo de Bombeiro um levantamento de quantos caminhões pipas têm na região. “Isso é importante para termos uma noção do que temos na região”. Both também falou sobre a estrutura da usina para o combate ao fogo e também como é feito. Ele destacou algumas ideias que podem ser incluídas no protocolo.

Já a tenente-coronel Jusciery Rodrigues Marques falou sobre a importância de abafadores no combate ao fogo. A coronel também explicou como funciona a estrutura ao longo do ano. “Esta parceria com o Senar-MT é importante para que nós bombeiros, para aprendermos como funciona as máquinas e implementos agrícolas. Já nós os bombeiros vamos capacitar os produtores para serem mais assertivos no combate ao fogo”.

Ten. Cel. Jusciery

O tenente Isaac Whiby acrescentou a importância dos abafadores e de vários outros equipamentos utilizados no combate ao fogo. Wihby mostrou a estrutura do Corpo de Bombeiro e destacou que no período de seca todos os quarteis cedem homens para trabalhar no combate ao fogo. “Mesmo assim temos que ter o apoio de todos para conseguir fazer um bom trabalho. A ideia é unir forças e conhecimento para termos uma resposta positiva”.

Ten. Isaac Whiby

Recebidos pelo coordenador dos polos tecnológicos do Senar-MT, Wlademiro Neto, os oficiais do Corpo de Bombeiro também visitaram o Centro de Treinamento de Campo Novo do Parecis. Além de experimentar alguns equipamentos, eles também tiveram a oportunidade de visitar uma turma que estava fazendo o curso de brigada de incêndio.

Sapezal – na última sexta-feira (18.03), o tenente coronel Marco Antônio Guimarães e o tenente Isaac Wihby estiveram reunidos com os produtores de Sapezal. Os oficiais mostraram todas as ações que fazem para o combate ao foto e fizeram o convite para que também trabalhem no protocolo para combate a incêndio em lavouras e máquinas agrícolas.

Fonte: Assessoria de imprensa – Senar MT