Sem categoria

Sindicato Rural e Senar-MT entregam kits de equoterapia para APAE de Campo Novo do Parecis

publicado em 30 de novembro de 2021

Seis kits para a prática de equoterapia composto por seis mantas, três selas australianas e seis capacetes hípicos foram entregues na última sexta-feira (26.11) para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Novo do Parecis. A entrega foi feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para o Sindicato Rural do município que repassou para a Apae.

Quem recebeu não escondeu a satisfação. A presidente da Apae, Lucélia Tonin conta que, atualmente, são atendidas 25 pessoas no projeto de Equoterapia da Apae de Campo Novo. “Mas a nossa meta é dobrar os atendimentos. Este material vai nos ajudar a cumprir esta meta”.

A psicóloga responsável pelo projeto de equoterapia na Apae, Thalita Nicolay destaca que o uso de equipamentos adequados para a prática do projeto é extremamente importante para os participantes alcançarem melhores resultados. “Mais que isso, com equipamento, material adequado e pessoal capacitado podemos atender mais pessoas e termos mais qualidade nos serviços prestados”.

O presidente recém empossado do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Bruno Giacomeli acrescenta que a Apae é parceira do Sindicato Rural há muito tempo. “O fato de podermos contribuir para melhorar os serviços e aumentar o atendimento é muito importante para nós. Continuaremos buscando apoio e auxílio”, destaca.

Quem solicitou os novos kits foi o ex-presidente do Sindicato Rural e atual vice-presidente Jonas Iapp. Ele declara que há uma grande demanda. “Em função disso, fomos buscar ajuda. Esta parceria com o Senar-MT contribuirá muito para o projeto. Este apoio é fundamental para nós”.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido popularmente como Chico da Pauliceia destaca que a equoterapia está entre os projetos mais importantes da Promoção Social do Senar-MT. “É uma honra para a instituição contribuir com o trabalho da Apae. Ficamos satisfeitos por melhorar a qualidade dos serviços prestados e o conforto dos praticantes”
Além dos kits, o Senar-MT também oferece capacitação e qualificação para os parceiros e apoia financeiramente instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos para a população carente em mais de 20 municípios mato-grossenses.

Os interessados em ter o apoio do Senar-MT em seus projetos de Equoterapia devem procurar o Sindicato Rural de sua cidade.
EQUOTERAPIA – A terapia com o auxílio de cavalos é indicada para pessoas com disfunção motora, cognitiva, sensorial e psicológica. Não é utilizada como terapia substitutiva, mas sim como um recurso que tem o objetivo de potencializar o processo de reabilitação e habilitação.

É uma técnica que torna o tratamento agradável, efetivo e de melhor aceitação por parte das crianças ou adultos com necessidades especiais. A Equoterapia é uma forma alternativa de tratamento que tem o objetivo de responder aos anseios e limitações dos demais métodos de tratamento.

Para desenvolver a equoterapia e atender as necessidades dos praticantes é preciso uma equipe multiprofissional que atue de forma interdisciplinar para obter os melhores resultados. Para o praticante há vários benefícios. Dentre eles a melhora no desenvolvimento neuropsicomotor dos pacientes, aumento da autoestima, melhora no convívio social, concentração, postura e independência dos pacientes.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

ASCOM Senar-MT