Reunião mostra detalhes da Horta Comunitária que será implantada em Campo Novo do Parecis

publicado em 8 de agosto de 2022

O projeto de uma horta comunitária, que é uma parceria entre Sindicato Rural, Agem, Senar-MT com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, foi apresento em uma reunião realizada no Centro de Treinamento de Campo Novo do Parecis neste final de semana, (sábado 07).

A reunião contou com a participação de moradores do bairro Jardim das Palmeiras e do presidente do Sindicato Rural, Bruno Giacomet Gonçalves, que enfatizou a importância dessa horta para atender a toda comunidade camponovense. “O dia de hoje é importante, pois estamos tendo um maior contato com a comunidade, explicando o que estamos fazendo e ao mesmo tempo mostrar ao público presente a estrutura do Senar de nossa cidade e entender um pouco o que vai ser feito na comunidade Jardim das Palmeiras, mas o maior objetivo é poder dar uma alimentação com qualidade para as pessoas e instituições que necessitam de ajuda”.

Também esteve presente a Gestora de Projetos do Agem Luciana Matte. Ela falou da criação deste projeto em nossa cidade. “Tudo isso que presenciamos no dia de hoje é procurar dar a segurança alimentar através de hortas em nosso município. Com esse trabalho estaremos fortalecendo a comunidade com a alimentação mais saudável”

A horta
Foram cedidas duas áreas sendo uma de 1800 m2 e 1940 m2, localizadas no residencial Flor do Cerrado, no bairro Jardim das Palmeiras.

A proposta é ampla. A ideia é realizar, neste espaço, as aulas práticas dos cursos do Senar-MT relacionados com a cadeia de olericultura. Mais que o cultivo das plantas e disseminação de conhecimento, o sonho inclui a implantação de um ambiente para as crianças. Um dos objetivos é mostrar como funciona uma horta e ensiná-las a cultivar as plantas.

A ideia é promover o uso de terrenos ociosos em “áreas verdes”. É envolver a comunidade no projeto e promover a saúde através da produção agroecológica de verduras, legumes e frutas que devem compor a dieta alimentar das famílias de baixa renda.